segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ESTUDO DE CASO: ANAMNESE HOMEOPÁTICA NO ADULTO

INSTITUTO ROBERTO COSTA

- ESTUDO DE CASO:: ANAMNESE NO ADULTO::

V.L.B., 27 anos, solteira, branca, assistente social, natural do RJ.
QP: varizes nos membros inferiores, nervosismo.
HPP: viroses comuns da infância, amigdalectomia, aborto provocado.
HFa: nada digno de interesse.l
12.04.99: Ando muito nervosa, irritada, indiferença muito grande e que já está me prejudicando. Não sinto nada por namorados, parentes, tinha aversão a meus pais. Quando me conscientizei disso saí de casa, há 8 anos. Fiz um aborto há 2 anos, a sensação que tive foi de alegria e alívio. Sou solteira e não pretendo casar nunca. Já desmanchei três noivados porque não suportava os namorados. Não tolero meus pais, a diferença de idade entre nós é de 45 anos. Não há diálogo. Também ando muito desatenta, me desligando com facilidade. Apesar de estar me dando bem no trabalho, tenho horror a ter que manter contato com as pessoas o dia inteiro. Eu prefiro ficar só, não suporto ter companhia me chateando. A memória também está fraca, para nomes, datas e isso também prejudica meu trabalho. Sou muito irritadiça, nervosa, guardo ódio das pessoas que já me prejudicaram. Tenho muito medo da morte e das pessoas, acho que elas podem me prejudicar, isso é mais um motivo para preferir ficar só. Praticamente não tenho amigos, também não procuro ter. Busquei o Budismo como alternativa, o Deus de vocês para mim não significa nada. Já a Filosofia Chinesa, o rito me fascina. No momento estou afastada. Gostaria de conhecer a China. Não sou uma pessoa sensível, sou fria. No entanto sinto muito os ruídos, qualquer barulho ou ruído me irrita. Gosto de ambientes silenciosos. Sou reservada, não gosto de falar de mim, não me abro com as pessoas, não
gosto de ter gente se dizendo meu amigo.
Apetite: normal. Sede: normal. Sono: vou para a cama sonolenta, mas não adormeço logo, porque fico pensando na vida. Choro no sono desde a infância. Sonhos: sempre com parentes mortos, já sonhei quatro vezes que estava morta. Menstruação: menarca aos 14 anos, regular, dura 3 dias. Fico muito alegre antes da menstruação, achando tudo mais bonito. Horário: fico sempre nervosa à noite.

Exercício de Fixação de Conceitos Básicos na indicação medicamentosa de LACHESIS
1. Que características você considera importantes para descrever esta pessoa, em todos os seus aspectos?
• Varizes >>>Lachesis
• Nervosismo, irritação >>> Lachesis = hipersensibilidade excessiva, fica acordada à noite, irritabilidade;
• Chora dormindo >>> Lachesis = delira à noite; dorme durante o agravamento, perturbações que aparecem durante o sono (Calcarea carbônica - BOERICKE);
• Desatenção >>> Lachesis
• Aborto = alívio >>> Mercurius solubilis (BOERICKE) cansada da vida, piora à noite;
• Misantropia = horror a manter contato com pessoas; sem amigos >>> Lachesis = desconfiada; Lycopodium clavatum = tem horror às pessoas (Sépia – Apostila);
• Memória >>> Lycopodium clavatum (Anacardium – Apostila);
• Guarda ódio das pessoas que a prejudicaram >>> Lachesis;
• Medo da morte, Sonha com parentes que morreram e já sonhou com sua própria morte >>> Lachesis = sonho de morte (Arsenicum album);
• Gosta de viajar >>> Mercurius solubilis = estudo de caso do paciente J.L.A. -guerrilheiro com o avô jornalista – aula 24 da apostila
• Personalidade fria >>> Lachesis;
• Ruídos a incomodam; prefere o silêncio >>> Lachesis = hipersensibilidade extrema; Lycopodium (BOERICKE) = pequenas coisas a aborrecem;
• TPM às avessas = alegria antes da menstruação >>> Lachesis (melhora durante a menstruação);
• 3 dias de menstruação >>> Lachesis = regras muito curtas
• Nervosismo à noite >>> Lycopodium ; Arsenicum álbum.

2. Classifique-as em mentais, gerais e particulares, conquanto se refiram a aspectos da mente (afeto, vontade, intelecto, memória), a condições gerais do organismo e a determinadas partes do mesmo.
• MENTAIS - Medo da morte, misantropia, nervosismo, indiferença muito grande, irritabilidade, personalidade fria, guarda ódio.
• GERAIS – Varizes, memória, desatenção, alegre antes da menstruação e nervosa à noite.
• PARTICULARES – chora dormindo, irrita-se com ruído.

3. Selecione, entre as características que você anotou, algumas poucas que sejam bastante específicas, capazes de distinguir essa pessoa de outras.
• Medo da morte
• Misantropia
• Aborto = alívio
• Melhora com a menstruação
• Nervosismo à noite.

Segunda nossas investigações, esta paciente seria LACHESIS, porém ao avaliá-la pelo QUESTIONÁRIO CONSTITUCIONAL DE ADULTOS DO INSTITUTO ROBERTO COSTA (grupo de perguntas 57 a 64), não chegaríamos a indicação de LACHESIS, pois:
• 57 – sou muito falador e muda de um assunto para outro = não sabemos;
• 58 – é ciumenta ou invejosa = não sabemos;
• 59 – desconfia dos motivos de outras pessoas = não sabemos – porém esta paciente afirma que “guardo ódio das pessoas que me prejudicaram” e “tem medo que essas pessoas possam voltar a me prejudicar”;
• 60 – pessoas me acham forte = não sabemos;
• 61 – não suporto o calor = não sabemos;
• 62 – eu me sinto mal ao acordar –tanto após curto ou longo sono = não sabemos;
• 63 - coro facilmente = não sabemos;
• 64 – odeio roupas apertadas no pescoço ou no peito = não sabemos.

MARCADORES / PALAVRAS-CHAVE: ANAMNESE HOMEOPÁTICA NO ADULTO, HOMEOPATIA EM GOTAS, HOMEOPATIA.

REFERÊNCIAS:
BOERICHE, William. Manual de Materia Medica Homeopatica.
BRUNINI, Carlos e SAMPAIO, Carlos. Materia Medica Homeopatica Homeopatica - IBEHE - volume II. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos Homeopaticos e Mythos Engenharia de Mercado Ltda. - 2a. edição revisada e ampliada, 1992.
HOMEOPATIA EM GOTAS: http://homeopatia-em-gotas-ohana-rianelli.blogspot.com/
LYRIO, Carlos. Apostila de Capacitação em Homeopatia, Petropolis: Instituto Roberto Costa, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu tempo e atenção dispensada,

Profa. Rianelli.